|
|
Curso
-
Boas práticas para o fabrico de Embalagens de Papel e Cartão destinados ao Contato Alimentar (ANIPC)
Forma de organização predominante
-
Formação presencial/em sala (turma)
Resumo do Conteúdo Programático
-
- Introdução aos referenciais aplicáveis (legislação europeia harmonizada Regulamento 1935/2004, Regulamento 10/2011 dos materiais plásticos como base de suporte e outros documentos de referência para os materiais celulósicos e tintas de impressão)
-
- Requisitos específicos para papel e cartão e tintas de impressão. Ensaios
-
- A utilização de fibras recicladas no fabrico de embalagens de papel e cartão para contacto alimentar
-
- Abordagem as NIAS e aos casos específicos MOSH/MOAH, PFAS
-
- Análise de documentos de suporte e declarações de conformidade alimentar. Casos práticos sugeridos pelos associados ANIPC
-
- Demonstração (evidência) da reciclabilidade e biodegradabilidade do papel e do cartão
Condições de acesso / Público-Alvo
Habilitações específicas
- Técnicos de Departamentos de Qualidade ou I&D da indústria do papel e cartão, com responsabilidades no âmbito do fabrico de embalagens destinadas ao contacto alimentar. Outros profissionais com interesse em adquirir conhecimentos nesta matéria.
Objectivos Gerais:- Consolidar conhecimentos relativos aos requisitos legais de compatibilidade alimentar dos materiais celulósicos. Serão abordados os requisitos gerais de compatibilidade alimentar (Regulamento n.º 1935/2004) e os requisitos específicos dos materiais celulósicos e das tintas de impressão.
Objectivos Específicos:- - Identificar e interpretar os requisitos legais aplicáveis às embalagens destinadas a entrar em contacto com alimentos. Conhecer os tipos de ensaios de acordo com as normas existentes sobre esta matéria.
- - Conhecer e interpretar os requisitos necessários para validação e apreciação da conformidade do papel e do cartão com ou sem reciclados, incluindo as tintas de impressão.
- - Entender os conceitos e princípios de base, técnicas analíticas, fontes de contaminação.
- - Aplicação prática dos conceitos e da Regulamentação aplicável. Entender os requisitos de informação obrigatória e ser capaz de produzir o seu próprio documento – Declaração de conformidade alimentar
- - Conhecer os tipos de ensaios de acordo com as normas existentes sobre esta matéria.
|
|
|
|
|